Rio365: um olhar caleidoscópico sobre a cidade


A cidade maravilhosa tem muitos ângulos. Uns fotogênicos, outros nem tanto. Realizado de forma colaborativa, o projeto Rio365 pretende registrar em imagens o dia a dia da cidade ao longo de um ano. Serão selecionadas 365 fotos, uma por dia.


E você pode participar, basta ter o olhar curioso e conta no Instagram. Fique atento às missões fotográficas propostas toda semana pelo perfil @Rio365. Serão 52 temas no total. Uma equipe de curadores irá escolher, diariamente, as melhores imagens clicadas pelo público.


A melhor foto de cada missão, do mês, do bimestre e do ano receberá menções e prêmios especiais. A cada dois meses será realizado um #Instameet [encontro de usuários do Instagram] para expor as fotos selecionadas, promover troca de ideias e premiações em ambiente real.


Multiplataforma na essência, o material será divulgado a partir do Instagram, passando pelo Tumblr [ué, não vi nada por lá! #fail], pelo Twitter e pela fanpage [essa, sim, tá a pleno vapor!]. Ao final, as 365 fotos selecionadas nas 52 missões irão compor o livro @Rio365, com tiragem inicial prevista para 3 mil exemplares.


A inspiração para o "documentário fotográfico" veio da iniciativa de Duane Keiser. Em 2004, o artista pintou um quadro por dia e postou os resultados na web, através do blog A painting day.