Títulos irônicos para livros de autoajuda | Johan Deckmann

 
Como se divertir enquanto não descobre o sentido da vida


Os "Eitas!" da vida sob a ótica de títulos instigantes pintados em capas de livros de autoajuda fictícios é obra do artista Johan Deckmann. Sua arte chacoalha nossa zona de conforto e faz a gente questionar nossos posicionamentos, escolhas e medos.

Natural de Copenhague, Dinamarca, Deckmann, que também é psicoterapeuta, sabe bem o poder da linguagem e possui uma habilidade aguçada em traduzir conceitos existenciais em frases espirituosas. "Gosto da ideia de destilar palavras para transformar informações, sentimentos ou fantasias em uma essência, uma verdade", conta ele. "As palavras certas podem ser como um bom remédio", analisa.

Expectativas X Realidade


Suas peças têm um visual vintage, com cor desbotada e a textura desgastada dos guias de autoajuda da década de 1970, período em que esse tipo de literatura se tornou popular na Europa.

Por vezes, Deckmann explora trocadilhos visuais como a capa de um vinil onde se lê o título "O melhor das vozes dentro da minha cabeça" ou a justaposição de malas menores e maiores rotuladas como "Bagagem" e "Bagagem emocional". 

A série de livros foi iniciada em 2015, desde então o artista já teve sua obra exibida em vários lugares do mundo, incluindo uma exposição individual em Amsterdã em março de 2017. Confira os trabalhos mais recentes em seu site.

Como esquecer o que é e por que é e apenas se divertir

O melhor das vozes na minha cabeça

Preocupações inúteix X Preocupações úteis

Como conseguir um completo nada fazendo um grande esforço

Bagagem X Bagagem emocional

Como explodir e começar tudo do zero

Como não chegar muito perto de mim [Fita métrica incluída]

Como tranformar seu argumento em uma performance artística

História da minha vida [uma história real]


Veja também: