Brasil soma 52 Leões em Cannes | Print & Publishing, Outdoor, PR, Promo & Activation e Glass


A publicidade BR faturou mais 48 Leões nesta segunda-feira, 19. Com os 4 prêmios conquistados no Lions Health, no sábado, 17, o Brasil já soma 52 Leões, sendo 8 Ouros, em Cannes Lions, o mais importante e badalado festival de publicidade do mundo.

Em Print & Publishing, categoria que os BRs costumam mandar bem, foram 21 Leões [4 Ouro, 7 Prata e 10 Bronze]. Desempenho superior ao do ano passado em que trouxemos 14 troféus [4 Ouro, 4 Prata e 6 Bronze].


Em Outdoor conquistamos mais 11 Leões [3 Ouro, 3 Prata e 5 Bronze]. Em 2016, o Brasil saiu do Festival com um número maior de troféus, mas com desempenho inferior, foram 18 Leões [1 Ouro, 3 Prata e 14 Bronze]

Já em PR, que contempla trabalhos que têm como objetivo demonstrar ideias inovadoras que tenham influência na vida das pessoas, o país levou 10 Leões [5 Prata, 5 Bronze] - o melhor resultado da história em número de prêmios. No ano passado, conquistamos apenas 3 Leões [1 Ouro, 2 Bronze].

Em Promo & Activation, categoria que avalia campanhas que geram interação, trouxemos mais 5 Leões. Em 2016, faturamos 3 Leões [2 Prata, 1 Bronze].


Por último, conquistamos um Leão inédito em Glass, que reconhece campanhas que derrubam estereótipos. Um Bronze pela empoderadora "Meninas Fortes", da Ogilvy para Nescau.

Confira os prêmios por categoria.

PRINT & PUBLISHING - 10 Leões para o Brasil

*Ouro*
"Cup, Bowl e Matches", da AlmapBBDO para a Havaianas [2 Ouro]
"Billie Gates, Marcia Zuckerberg, Carla Slim", da Ogilvy para revista Forbes Brasil [2 Ouro]



*Prata*
"Hair Brush, Screw Driver e Whisk", da Y&R para Freddo
"Endless Energy, Good Vibes, Delicious Happiness, Instant Friendship e Free Spirit, da AlmapBBDO para Havaianas
"Baby, Dive, Couple e Cat [campanha], da Talent Marcel para Mapfre
"Stockbroker, IT Manager, Architect e Engineer", da J. Walter Thompson para Alcoólicos Anônimos
"The Book of Rock", da AlmapBBDO para Kiss FM
"Bedtime Stories", da Ogilvy para Bandsports
"Endless Energy, Delicious Happiness, Good Vibes, Instant Friendship e Free Spirit", da AlmapBBDO para Havaianas


*Bronze*
"Bobbin e Ball - BIC", da Y&R para BIC
"Housekeeper, CEO, Supermarket, Biker", da AlmapBBDO para Getty Images
"Toni e Ester", da Africa para Disque Denúncia
"Food Type Test Ad", da Neogama para Asics
"The Outside Edition", da Talent Marcel para Go Outside
"The Book of Rock", da AlmapBBDO para Kiss FM [3 Bronze]
"Food e Toy Cars", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
"The Book of Wara´ná", da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Guaraná Antarctica



O Grand Prix de Print foi para a campanha "Flame Grilled since 1954.", do Burger King. Segundo o júri, o trabalho foi hábil ao manter um ponto de vista clássico para uma campanha de Print, porém soube como vencer o desafio de se tornar viral nas mídias sociais.

Curioso é que o GP do ano passado foi para o arqui-rival McDonald's,.

O jurado brasileiro da categoria foi Cláudio Lima, diretor de criação da Ogilvy. Ele frisou que houve apenas três inscritos em Digital Publishing, uma categoria nova e não muito procurada, o que pode ser uma oportunidade para quem deseja ganhar um Leão.



OUTDOOR - 11 Leões para o Brasil

*Ouro*
"Gray Gate e White Gate", da AlmapBBDO para Volkswagen
"Dog Channel", da AlmapBBDO para Pedigree
"The Cliché", da Publicis para Heineken

"The Cliché", da Publicis para Heineken: Ouro em Outdoor e Bronze em PR

*Prata*
"CEO, Supermarket e Housekeeper", da AlmapBBDO para Getty Images
"Endless Energy, Instant Friendship, Delicious Happiness, Pure Spontaneity e Free Spirit", da AlmapBBDO para Havaianas
"CUP, Matches e Bowl", da AlmapBBDO para Havaianas


*Bronze*
"Tequila, Gin e Vodka", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
"Old Lady/Young Man, Woman/Monk e Soldier/Hippie", da AlmapBBDO para Pedigree
"Nosferatu", da AlmapBBDO para Getty Images
"Inequality Courts", da Africa para ESPN
"VR Vaccine", da Ogilvy para Laboratórios Hermes Pardini

O Grand Prix de Outdoor foi para 'Fearless Girl'. A campanha arrasa-quarteirão da McCann Nova York para a State Street Global Advisors, está bombando em Cannes: apenas nesta segunda-feira, 19, quando são anunciados os primeiros resultados da premiação, faturou nada menos do que 3 GPs.


Os jurados de Outdoor, PR e Glass foram enfáticos ao defender a campanha como a melhor do ano em suas categorias. Até o final do Festival, 'Fearless Girl' deve levar mais alguns GPs.

A escultura de bronze de Kristen Visbal que desafiou o "Charging Bull" de Wall Street  foi instalada em 3 de março. Com 1,3 m de altura e peso de 110 quilos, a peça convidou o mercado financeiro a ter mais mulheres em cargos de chefia. "Conheça a força das mulheres na liderança. Ela faz a diferença", pregava a estátua.




PR - 10 Leões para o Brasil

*Prata*
"Amazon Warriors Safe Collection", da Little George [Ketchum] para Ananse Book Collection
"Braile Bricks", da Lew’Lara\TBWA para Dorina Nowill
"Woman Interrupted", da BETC para Woman Interrupted
"Kiss the Kremlin", da - DM9DDB para Ssex Bbox
"On Hold Music Festival", da Grey para Reclame Aqui


*Bronze*
"Whopper Exchange", da AKQA para Burger King
"On Hold Music Festival", da Grey para Reclame Aqui
"The Cliché", da Publicis para Heineken
"The Debut", da Africa para Budweiser/ESPN
"Kiss the Kremlin", da DM9DDB para Ssex Bbox

'Fearless Girl' abiscoitou o GP da categoria.


PROMO & ACTIVATION - 5 Leões para o Brasil

*Prata*
"Food Type Test Ad", da Neogama para Asics
"Nosferatu", da AlmapBBDO para Getty Images
"Eaternet", da Aktuellmix para Hershey's


*Bronze*
Price on The Jersey - DM9DDB para o Walmart
VR Vaccine - Ogilvy para Hermes Pardini

'Fearless Girl' poderia ter levado o GP da categoria, mas o júri adotou um critério que tirou a chance da campanha de faturar mais um Grand Prix: o case vencedor deveria ter qualificação tanto como promoção, quanto ativação. E 'Fearless Girl' não atendeu aos critérios de ativação

Coube à campanha "Boost your voice", da 180 LA para Boost Mobile conquistar o GP. Na ação, as lojas da operadora se tornaram pontos de votação e deram voz a milhares de pessoas que não poderiam se deslocar a lugares mais distantes.

O trabalho conta com os BRs Rafael Rizuto e Eduardo Marques na ficha técnica. A dupla também conquistou um GP for Good para a 180LA em 2016, com a animação "Unfairy Tales", para Unicef.

Confira o videocase de "Boost your voice":




GLASS - 1 Leão para o Brasil

*Bronze*
Strong Girls (Meninas fortes) - Ogilvy Brasil para Nescau/Nestlé


Assista ao filme:



Confira o making of:



O Grand Prix de Glass foi para 'Fearless Girl'.

Acompanhe o gráfico:

Via Meio & Mensagem

Veja também:

Brasil estreia em Cannes conquistando 4 Leões no Lions Health