Os hits, modinhas e youtubers que mais bombaram em 2017 | YouTube Rewind



Quer saber o que hitou no fantástico mundo da web? Corre pra ver o YouTube Rewind. O vídeo mais esperado do ano faz a retrospectiva da internet, celebrando as principais tendências, pessoas, músicas, memes e virais que renderam audiência na plataforma.

YouTube Rewind: The Shape of 2017 é uma metralhadora de referências por segundo, tacale easter eggs. O objetivo principal do vídeo é entreter, a maioria dos acontecimentos lembrados são divertidos, talvez por isso a retrospectiva passe ao largo de fatos importantes [e graves] que impactaram o mundo no último ano.

O Claraboia ainda traz curiosidades das gravações, detalhes da participação dos youtubers BRs, com direito a prints, e tudo mais que rolou na super produção. Chega mais.


Em um vídeo épico, o YouTube Rewind 2017 destaca mais de 300 canais. A retrospectiva levou em conta os vídeos mais engajados da plataforma, não necessariamente os mais vistos.

O logo do YouTube, como na edição anterior, é o fio condutor da narrativa. Dessa vez o símbolo assume a forma do Eclipse Solar do dia 21 de agosto - o fenômeno, transmitido pela Nasa no YT, também teve destaque nas retrospectivas do Google e do Facebook.


Se em 2016 teve treta porque, apesar do grande público, poucos youtubers brasileiros apareceram no Rewind e muito rapidamente, dessa vez o YouTube fez a lição de casa e boa parte dos maiores produtores de conteúdo no Brasil participam do vídeo.

Os youtubers BRs que aparecem na edição 2017 são Felipe Neto, Luccas Neto, Dani Russo, Lucas Rangel, Felipe Castanhari, Camila Loures, Kim RosaCuca, Luba, Evelyn Regly, Rezende Evil, Júlio Cocielo, Christian Figueiredo, o squad do Manual do Mundo, a trupe do Porta dos Fundos, Authentic Games e Parafernalha.

Ué, cadê o Whindersson Nunes? Pois é, o maior youtuber do Brasil [e segundo do mundo] ficou de fora. PewDiePie, o Top 1 mundial, também não participou do vídeo. Por que $$$erá?



Com sete minutos de duração, o Rewind foi gravado nos escritórios do YouTube espalhados pelo mundo e em locações de aproximadamente 20 países. A produção teve início em janeiro de 2017, pasmem!

O vídeo começa com as youtubers Lele Pons e Liza Koshy sendo questionadas por Stephen Colbert sobre como foi 2017. Pons é a digital influencer com mais visualizações no Stories do Instagram - assim, o YouTube já dá aquela cutucada na concorrência.


O cenário remete ao do canal FBE, famoso por colocar crianças reagindo a vídeos e músicas, a partir daí, o vídeo passeia por vários lugares ao redor do mundo [incluindo o Brasil], ao som de "Despacito".

Em 2017, o clipe da música quebrou o recorde de vídeo mais assistido no YouTube, o que garantiu um lugar de destaque a Luis Fonsi e Daddy Yanke no Rewind. O DJ Marshmello é outro músico que aparece na retrospectiva.

Além do mega hit latino, "Shape of You", do Ed Sheeran, "Shooting Stars", do Bag Raiders, "Humble", de Kendrick Lamar, "Stay", de Zedd e Alessia Cara, e "I'm the One" do DJ Khaled ft. Justin Bieber, Quavo, Chance the Rapper, Lil Wayne, são as músicas que tocam no Rewind.


As modinhas da internet que ganharam destaque foram as dancinhas, o fidget spinner, o meme "Salt bae" [o chef turco Gokce Nusret ficou famoso na web por dar pitadinhas de sal de "maneira muito sensual"], slimes [geleca colorida] e o "chão em lava". Apesar de febre em outros países, alguns são bem poucos conhecidos entre os BRs.

Falando em hits que bombam e desaparecem, Harlem Shake, Rick Rolling e Cash Me Ousside aparecem sendo "enterrados", curiosamente, no momento em que rolam referências ao videoclipe "Look What You Made Me Do", da Taylor Swift. Por ironia, ou não, a cena trash do cemitério também é quando youtubers veteranos como Phillip DeFranco e iJustine marcam presença no vídeo.


Apesar da vibe alto-astral, a retrospectiva da plataforma de vídeos do Google lembrou de alguns momentos tristes, como os atentados durante o show da Ariana Grande e o furacão Irma.

Como se pode ver, são trocentas referências. Quem quiser acompanhar todas, vale a pena acessar o hotsite da retrospectiva. Ele oferece uma navegação detalhada pelas tendências e vídeos mais bombados do ano, além de elencar cada um dos mais de 300 canais participantes. Por lá é possível encontrar ainda mais conteúdo, como brincadeiras e referências escondidas nas imagens [easter eggs].


Aqui é BR, porra!

Os youtubers brasileiros Dani Russo e Julio Cocielo tiram onda na capa do YouTube Rewind 2017. Além disso, o Brasil foi o único país em que o diretor da plataforma foi conferir as gravações.

Confira os melhores momentos dos BRs com direito a prints.

O primeiro a aparecer foi Lucas Rangel, aos 44s de vídeo, no famoso calçadão da Praia de Copacabana:


Em seguida, em 1:23, Porta dos Fundos, Luba e Evelyn Regly se divertem em meio a uma guerra de slimes:


Pra quem não sabe, slimes são umas gelecas coloridas.


Felipe e Luccas Neto, Rezendeevil, Christian Figueiredo, Camila Loures, Kim RosaCuca e Júlio Cocielo surgem a partir de 1:30:


Aos 1:42 BRs fazem referência ao clipe "New Rules", da Dua Lipa:


Logo depois, em 1:45, Totoro e Karina Ramil, do Porta dos Fundos, fazem caras de impressionados como se estivessem vendo o início do eclipse solar:


Após lembrar acontecimentos tristes, o vídeo mostra, aos 3:23, Camila Loures, Castanhari e Authentic Games tendo a Lagoa Rodrigo de Freitas [RJ] como cenário. Os youtubers aparecem de mãos dadas a fim de destacar a união e solidariedade na plataforma.


Em 3:27, Iberê e Mari, do Manual do Mundo, também estão de mãos dadas com Luisito Comunica. Dessa vez, os Arcos da Lapa servem de pano de fundo.


Aos 4:42, Dani Russo enfrenta o desafio "O chão é lava" ao lado de Werevertumorro em plena Escadaria Selarón, também na Lapa, no Rio de Janeiro>


Em 5:07, Christian Figueiredo aparece dançando com as youtubers CaElike e Liz do canal CraftinGeek:


Já em 5:15, Felipe Neto e o irmão, Luccas, surgem felizes como pinto no lixo escorregando no slime:


Felipe foi o único BR a gravar cenas do making of do YouTube Rewind 2017. Assista ao vídeo:



De lambuja, trouxe o por trás das câmeras internacional. Confira:



YouTube Rewind: The Shape of 2017 teve mais de 300 canais? Teve. Teve muitos BRs? Teve. Maaaas assim como o Year In Review 2017 do Facebook ficou meio caído. O vídeo desse ano está loooonge de ser a melhor retrospectiva já feita pela plataforma. Pronto, falei!

Veja também:

Os momentos mais marcantes no Facebook em 2017 | Year In Review
Retrospectiva extraoficial real de 2017
Bombou em 2017: Google revela termos mais buscados do ano | Year In Search 2017