Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR


A caçada segue frenética no Palais. O Brasil garantiu mais 29 Leões nas categorias Outdoor, Design, Digital Craft e PR do maior e mais importante festival de publicidade, disputado a dentes, tapas e voadoras ferrenhamente por agências de todo o mundo.

São eles, 18 Leões em Outdoor [1 Ouro, 3 Prata e 14 Bronze], sete em Design [1 Prata, 6 Bronze], três em PR [1 Ouro, 2 Bronze] e um em Digital Craft [Prata].

Em Product Design não faturamos um premiozinho sequer... Fuen fuen fuen fuen!

Confira por categoria:

OUTDOOR - 18 Leões para o Brasil

*Ouro*
Charles, Angela, Francis, da AlmapBBDO para Getty Images

*Prata*
Germany/Netherlands, Jamaica/Scotland, Sweden/Switzerland, da AlmapBBDO para Visa
Samba, Futebol, Bossa Nova, Pier, da AlmapBBDO para Havaianas
Charles, Angela, da AlmapBBDO para Getty Images


*Bronze*
Samba, Futebol, Arara, Pier, Pin Up, Bondinho, da AlmapBBDO para Havaianas
Dunes, Iceberg, Skyline, da JWT para Alcoólicos Anônimos
White Face, Grey Face , Black Face, da JWT para Alcoólicos Anônimos
Chocolate, Mint, Strawberry, da Y&R para Freddo
MP3, .DOC, .MOV, da AlmapBBDO para Aspirina/Cafiaspirina [A agência devolveu este Leão]
Gulliver, Scarlet, Gatsby, da Y&R para Penguin/Companhia das Letras
Watchmaker, Shoemaker, da Africa para ESPN
McCode, da DM9 para McDonald’s
Mirrors of Racism, da W3Haus para ONG Criola
14 years, da AlmapBBDO para Pedigree
White Face, Grey Face, Black Face, da JWT para Alcoólicos Anônimos
Dunes, da JWT para Alcoólicos Anônimos
White Face, Grey Face, Black Face, da JWT para Alcoólicos Anônimos
Art Never Forgets da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Artes

Outdoor é categoria em que o Brasil obteve o melhor rendimento até agora. Entretanto, o país não superou o desempenho do ano passado quando faturou 22 Leões.

O Ouro e t-o-d-a-s as Pratas foram para AlmapBBDO. O trabalho Charles, Angela e Francis, que faturou Leão de Ouro, faz parte da mesma campanha premiada com outro Ouro nesta 2ª feira, 20, em Print & Publishing.


Outdoor teve mais de cinco mil trabalhos inscritos. O júri foi presidido por Ricardo John, CCO da JWT para o Brasil e América do Sul. Segundo ele, a categoria é uma das que mais mudaram nos últimos tempos. "Ela não se limita mais a exibir uma mensagem para as pessoas, mas sim propiciar interação, entretenimento e novas experiências aos consumidores, ressalta.


O GP foi para o case neozelandês que transforma cerveja em biocombustível. O trabalho da Colenso BBDO Aukland para a DB Export, marca de cerveja da Heineken, já havia recebido um Ouro em Promo & Activation.


Com o sugestivo nome Brewtroleum, a campanha fabricou um biocombustível com elementos que sobram da produção da cerveja. O dito cujo foi levado para postos de gasolina da Nova Zelândia e embalados com comunicação que distinguia que, ali, o combustível vinha da cerveja.

A agência ainda desenvolveu um trabalho de PR para estimular os consumidores a tomar a bebida e, assim, colaborar com o meio ambiente, pois o biocombustível é menos poluente que os tradicionais.


Muitos dos meus amigos iriam adorar ver essa campanha por aqui ;)

Confira:




DESIGN - 7 Leões para o Brasil

O Brasil manteve resultado semelhando ao do ano passado, quando recebeu 3 Pratas e 4 Bronzes.

*Prata*
Braille Bricks, da Lew’Lara\TBWA para a Fundação Dorina Nowill


*Bronze*
Maps, da AlmapBBDO para Volkswagen Touareg
Kobe’s Rules Book, da Africa para ESPN [duas categorias]
Magic Words/The Book da AlmapBBDO para HP [duas categorias]
Reincarnation da JWT para JWT

A avaliação dos cases deste ano reflete uma tendência do júri para a valorização de ideias que integram gente e tecnologia, explica a jurada brasileira da categoria, Margot Takeda. "O digital abriu um caminho transformador para o Design, mas isso não pode deixar de lado a base fundamental da comunicação que são as relações humanas, destaca.

Segundo ela, o GP de Design representa muito bem este conceito de integração. O Gran Prix ficou com Life is Electric, da Dentsu Toquio para Panasonic. O trabalho exibe através de uma pilha, o quanto humanos, animais e vegetais produzem de energia em suas atividades.

“Esse é um exemplo de case com uma ideia criativa, respaldada por uma grande marca que tem aderência com o tema e que usa a tecnologia para ressaltar um ponto da vida humana”, diz Margot.

Confira o GP:




DIGITAL CRAFT - 1 Leão para o Brasil

*Prata*
Infinitas Possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images

Estreando em Cannes, a categoria rendeu apenas um Leão para o Brasil. Lew'Lara e AKQA entraram no shortlist mas morreram na praia sem conquistar nenhum troféu.

O Grande Prêmio da categoria foi para a agência francesa 84.Paris para Because Music pelo case Because Recolletion.


PR

*Ouro*
Nívea Doll, da FCB Brasil para Nívea


*Bronze*
The Mindchanger Workout, da Ogilvy para Rio 2016



Espelhos do Racismo, da W3haus para ONG Criola



O desempenho brasileiro melhorou em relação ao ano passado, quando trouxemos para casa um Prata e um Bronze.

Nivea Doll, campanha que criou uma boneca que fica vermelha quando toma sol já havia trazido oito Leões para o Brasil em 2015.

Já os dois vídeos acima dão três tapas na cara de quem ainda tem preconceito contra raça negra e pessoas com deficiência.

Forsman & Bodenfors Gothenburg  abiscoitou o GP com The Organic Effect para Coop.

Veja o videocase:




PRODUCT DESIGN

Ainda não foi dessa vez que o BR ganhou seu 1º Leão em Product Design. A categoria estreou em Cannes no ano passado e, nesta edição, deu moral a trabalhos que se transformaram em produtos e facilitaram o dia a dia das pessoas.

"Tivemos muitas ideias boas, mas que eram só projetos e que ainda não foram transformadas em produtos reais. Sabemos que muitas marcas já desenvolvem produtos interessante e inovadores e queremos que vocês os tragam para Cannes”, mandou o papo reto a presidente do júri da categoria, Amina Horozic, da Fuseproject, dos EUA. Boas falas.

O brasileiro Jaako Tammela, membro do júri, reconheceu que o BR ainda precisa comer muito arroz com feijão para entrar na briga pelos Leões da categoria. "O Brasil tem muitos trabalhos realizados na área de design de produtos que não foram inscritos em Cannes. Mas, de maneira geral, ainda estamos distantes de ter o entendimento que outros países têm a respeito da tecnologia em design de produtos", avalia.

O GP foi para Project Jacquard, do Google. O trabalho imprimiu tecnologia na fabricação de tecidos, no Reino Unido. Dá o confere:



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