Cannes Lions 2015: resultado das últimas categorias Film, Film Craft, Branded Content & Entertainment, Titanium e Integrated | Brasil conquista mais 16 e termina com 108 Leões


Após dias de competição, torcida e listas, o Festival de Cannes 2015 se despediu semana passada divulgando as categorias finais. Entre elas, algumas das mais prestigiadas como Film e as rigorosas Titanium & Integrated.

Branded Content, que vem adquirindo destaque, mas em que o Brasil ainda não possui grande representatividade, também foi divulgada.

No balanço geral, o país mandou bem. Faturamos 108 Leões, um a mais do que o ano passado.

Vamos às últimas categorias:


FILM - 3 Leões para o Brasil, incluindo o inédito GP [Wow!]


Pode sair comemorando, caro leitor, depois de ver o Grand Prix escapar pelas mãos algumas vezes, finalmente, o Brasil tem um GP de Film pra chamar de seu.

O primeiro GP brasileiro da categoria em 62 anos de Festival é mérito do filme "100", da F/Nazca S&S e Stink para a Leica. Uma puta ideia com produção mega master blaster esmerada.

De fato, merecido. Dá o confere:



O trabalho "Família: Para Outras Telas", palpite que frequentava listas e bolões mundo à fora, confirmou o favoritismo e também garantiu Grand Prix em Film. Criação da The Martin Agency para Geico, na campanha Unskipable Ads.

Dá o play:



Não fosse pelo GP, nosso desempenho em Film teria deixado a desejar. Foram apenas mais dois Leões de Bronze.

*Bronze*
Invisible Runners, da F/Nazca S&S para Mizuno
Gymnastics, da Mullen Lowe Brasil para Ducoco Sport


FILM CRAFT - 9 Leões para o Brasil

O phoddástico filme "100", produzido pela Stink, converteu todas as cinco indicações do shortlist em Leões, sendo dois Ouro e três Prata. Buchichos pelos corredores de Cannes davam conta de que só não levou o GP da categoria porque já estava cotadíssimo em Film.

O Grande Prêmio em Film Craft foi para o fofo "Monty's Christmas", da produtora Blink para a agência Adam & Eve DDB [Londres] e o cliente John Lewis. A história de um garoto e seu pinguim de estimação foi um dos comerciais mais queridos dos Natais no Reino Unido. Saiba mais aqui.

Veja:



O Brasil faturou nove Leões em Film Craft contra apenas três em Film. Cá entre nós, tal desempenho me faz pensar: acabaram-se os problemas de produção no país ou faltam boas ideias?

Pra quem não sabe a diferença entre as categorias Film e Film Craft e está com vergonha de perguntar, clique aqui e aqui.

*Ouro*
War on Drugo, da Vetor Zero e AlmapBBDO para Instituto Igarapé [Animação]
100, da Stink e F/Nazca S&S para Leica Gallery SP [Cinematografia e Direção]
Everyone is gay, da Hungry Man e NeogamaBBH para Mix Brazil Cultural and Diversity Association [Uso de Música Licenciada ou Adaptada]








*Prata*
Custom-Made Commercial, da Landia Buenos Aires e AlmapBBDO para Man Latin America [Roteiro] Clique aqui para ver o trabalho.
Breakdance, da Vetor Zero e DM9DDB para J&J [Animação]
100, da Stink e F/Nazca S&S para Leica Gallery [Edição, Production Design/Direção de Arte e Uso de Música Original]




BRANDED CONTENT & ENTERTAINMENT - 4 Leões para o Brasil

A categoria distribuiu 63 Leões, mas ficou sem Grand Prix. Apesar de avaliar vários bons trabalhos, o júri de Branded Content decidiu não conceber GP nesta edição de Cannes.

Dos dez trabalhos brasileiros da shortlist, quatro foram convertidos em Leões. Pouco abaixo do conquistado ano passado, quando levamos sete troféus. O representante carioca, "Jogo de Ninar", da Fox do Rio, finalista em duas categorias, saiu de mãos abanando.

*Ouro*
Coke Thirst, da J. Walter Thompson para Coca-Cola



*Prata*
Parada Gay no Rádio, da Ogilvy para revista Billboard
Skip Ad Festival, da Publicis para Sony
Sensor de Fadiga, da AlmapBBDO para Volkswagen


TITANIUM & INTEGRATED - 0 Leão para o Brasil

Deu ruim pra nós. Os finalistas brasileiros "Security Moms", da Ogilvy Rio para Sport Clube Recife e "First Days Out", da AlmapBBDO para Pedigree ficaram sem Leões.

O GP de Titanium foi para "Emoji Ordering", da CP+B para Domino's. O de Integrated foi para "Re2pect", da W+K NY para Jordan Brand.

Conhecida pelo rigor, a categoria concedeu apenas 14 Leões: cinco Titanium e nove Integrated, sendo um Ouro, três Prata e cinco Bronze.



Quanto tempo é para sempre?

A doce nostalgia das manhãs frias...


Pra mais frases inspiradoras clique aqui e aqui.