Homem do meme 'rindo de nervoso' visita São Paulo: Ibirapuera, Pacaembu e boteco

 



Do crente ao ateu todo mundo já deve ter se deparado com o tiozinho da foto passando pela sua timeline. O sorriso de Monalisa, não se sabe se angustiado ou alegre, que dá a impressão de uma felicidade forçada, transformou a imagem em meme e alçou o húngaro András Arató, 76, à fama na internet em nível global.

O rosto de Arató ficou conhecido em 2012 como o homem do "sorriso nervoso", "chorrindo" ou "Hide the pain Harold", "esconde a dor Harold", em tradução livre. O meme passou a ser usado como piada para representar diferentes perrengues que podem ser disfarçados ironicamente com um sorriso amarelo.

Seu nome voltou aos trends nesta semana após o ex-engenheiro eletricista compartilhar fotos dando um role pelas ruas de São Paulo. Teve fotinho no Parque do Ibirapuera, no Pacaembu e até em um boteco. "Dias difíceis em São Paulo", brinca Arató em uma das legendas em seu perfil no Instagram.

Na primeira publicação da viagem ao Brasil, o húngaro diz que está numa conexão em Madrid em direção ao país.



Na postagem seguinte, no dia 16, já em terras tupiniquins, Arató brinca com sua entrada no Estádio do Pacaembu. "Onde está Harold? (chorrindo)", diz na descrição.

Depois de mais um foto no Allianz Park, o tiozinho aparece brindando com um copo de cerveja em um bar. 



Em seguida, András posta uma foto turistando no Parque do Ibirapuera.



O passeio pela cidade incluiu o bairro da Liberdade, na região central de São Paulo. A legenda destaca as siglas BR e do Japão.



E esse Haroldverso aqui:



O homem do meme e o ex-BBB se encontram em um hotel de São Paulo, onde o húngaro ficou uma semana para uma campanha publicitária da plataforma GSK. Eles reconheceram a semelhança entre os dois que foi bastante comentada nas redes quando Lucas participava do BBB22 e surgiram vários memes comparando Bissoli e Arató.


O sorriso da fama e a origem do meme

Por quatro décadas, Andras Arató trabalhou como engenheiro eletricista até que a fama lhe sorriu. Atualmente, o húngaro aproveita o sucesso na internet fazendo presença em eventos e dando palestras ao redor do mundo. Em entrevista ao The Guardian, ele disse já ter viajado para mais de 20 países em um ano. "Eu passei 40 anos como engenheiro, já tinha falado em algumas conferências da área, mas é muito diferente de aparecer na televisão e em vídeos no YouTube. Eu posso ser o 'Hide the Pain Harold', mas não sou um cara triste. Na verdade, me considero bem feliz", disse.

Tudo começou com uma viagem a Turquia em 2010, contou András ao site Know Your Meme. Após publicar alguns momentos da visita ao país em uma rede social húngara, um fotógrafo entrou em contato convidando para uma sessão de fotos. O ex-engenheiro foi chamado para posar para fotos por mais dois anos. As imagens ficariam disponíveis em bancos de imagem para uso publicitário e corporativo, imaginou. "Não esperava os memes", disse em entrevista do The Guardian, em 2019. 

Tempos depois de fazer as fotos, Arató fez uma busca para saber como estavam utilizando suas fotos, então se deu conta que sua imagem estava sendo usada em piadas na internet. O meme explodiu em 2012 e tinha até nome: "Hide your pain Harold". 

A pessoa por trás do meme só ficou conhecida em 2016, quando András decide revelar sua identidade e criar perfis nas redes assumindo o apelido. "Percebi que havia algumas páginas falsas usando meu nome e fotos como se fossem suas. Algumas delas com milhares de seguidores. Pensei: se mais alguém pode tirar vantagem da minha popularidade, eu também posso", contou ao Know Your Meme. 

No começo, sua esposa odiou a exposição provocada pela fama até que começaram a surgir ofertas de trabalho, disse Arató ao The Guardian. Os dois ficaram, então, mais à vontade com os holofotes. "Um site de futebol me levou para a Inglaterra para fazer um vídeo sobre o Manchester City. A banda de hard rock húngara Cloud 9+ tem uma música chamada Hide The Pain, comigo no vídeo. Sou o rosto de Totum, o cartão de desconto britânico administrado pela União Nacional dos Estudantes — eles me fizeram usar um chapéu de balde. Eu até dei uma palestra no TED", orgulha-se.

Confira mais reações:









Veja também: