Dia da Terra tem gif e doodles


22 de abril
Feliz Dia da Terra

data, também chamada Dia do Planeta, está na 46ª edição.

O gif aí de cima é um puta convite pra botar o pé na estrada e conhecer cantos e culturas desse planetinha azul.

Já o Google criou doodles em sua homenagem. São cinco ilustrações, cada uma representando um bioma do globo.

Segundo a doodler Sophie Diao [sim, a empresa tem profissionais especializados na criação de doodles], em cada imagem da página inicial do Google, os usuários encontrarão, além dos biomas, um animal em extinção [ou quase] que lhe representa.

Confira:


Floresta: áreas com muitas árvores, ocupam cerca de 30% do planeta. A maior e mais conhecida é a Amazônica. Sophie Diao escolheu a raposa vermelha para ilustrar o doodle. O bicho não está em extinção, mas corre riscos devido à caça liberada nos EUA e Europa.


Tundra: baixa temperatura e curtas estações de crescimento impedem o desenvolvimento de árvores. Bastante comum na Sibéria, Canadá, Groenlândia e Alasca. Se você gosta de sol e praia, não vá pra lá. Já o quase extinto urso polar se amarra ;) 



Deserto: Pouca chuva e alta variação de temperatura, o bioma é para os fortes. Poucas espécies suportam condições tão extremas. Para representá-lo, a doodler escolheu a tartaruga... não, pera!... Isso não é um jabuti? Algum biólogo de plantão pode avisar a moça, pfv!


Oceano: representado por recifes de corais na ilustração. Os corais são formados pelo acúmulo de carcaças calcárias e certas algas, estão ameaçados pela poluição e intenso tráfego de barcos. O polvo, além de acertar palpites na Copa, possui algumas espécies raras em extinção, como o Polvo Dumbo.


Campo ou Pradaria: vegetação rasteira, arbustos e algumas espécies de árvores caracterizam o bioma. O mais famoso é a selva africana. No Brasil, temos os pampas gaúchos. Ameaçado de extinção, o elefante foi escolhido pela doodler para representar o ambiente. A imagem parece ter sido retirada de O Rei Leão, sim ou com certeza?

Veja também: