Google Person Finder

Numa rápida ação em resposta aos recentes acontecimentos no Japão, a gigante das buscas na internet disponibilizou a ferramenta para localizar desparecidos. Embora, até o momento não haja notícias de brasileiros entre as vítimas, a comunidade nipônica no Brasil é bem grande. Repasse esse post, ele pode ser bastante útil para alguém.


O Google criou o Person Finder, em parceria com o governo dos EUA, após o terremoto que devastou o Haiti em 2010. A ferramenta já auxiliou na busca de vítimas dos terremotos no Chile, em 2010, na China, também em 2010, e na Nova Zelândia, em fevereiro. Por meio do Person Finder, é possível obter informações de parentes e amigos no Japão ou ainda compartilhar notícias sobre si ou outra pessoa. Caso o usuário não encontre quem procura, pode criar um novo registro com nome, sobrenome e outros dados da pessoa desaparecida que ajudem em sua identificação.
Uma série de outros sites, blogs e comunidades em redes sociais também estão se dedicando ao encontro de pessoas desaparecidas e envio de notícias a parentes e amigos. Veja algumas iniciativas:
- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (Cicv) oferece uma versão em português do site criado para auxiliar na localização de parentes e amigos no Japão.
- O blog do Portal Nippon “Lost in Japan”, editado pelo brasileiro Alexandre Imamura Gonzales, ajuda familiares no Brasil a localizar desaparecidos no Japão. O blog já conseguiu localizar cerca de 450 pessoas. O endereço para contato é bloglostinjapan@gmail.com.
- No Facebook, a página de evento “11 de março de 2011 – Japão. Você está salvo?” foi criada por Diogo Hideo Dos Santos. Confirmando presença, brasileiros que moram no Japão comunicam que estão bem. Até a tarde do dia 15, eram 691 pessoas confirmadas.
Atualizado em 16/03/2011.
Via