Facebook bisbilhoteiro: como evitar que o Face rastreie os sites que você visita fora da rede social


Sabe de nada, inocente! Enquanto você fica aí no ~feice~, Mark Zuckerberg faz da sua vida Big Brother. A bisbilhotice é para tornar anúncios mais assertivos e o Facebook ainda mais atraente para os anunciantes.

A novis agora é que eles irão analisar seu o histórico de navegação mesmo fora da rede social. Já reparou publicidade no seu face relacionada a coisas que buscou no Google? Antes, a coisa era meio automática, funcionava por plug-ins, mas agora eles vão fuçar, de fato, além das fronteiras pra descobrir o que você curte mais, mesmo que você fale pouco sobre isso na rede social. Do tipo, se você vive buscando sobre baladas, provavelmente, verá em sua timeline anúncios relacionados ao tema.

O movimento inédito botou lenha na fogueira e reacendeu a discussão de privacidade nas redes sociais. O Facebook vai dar a opção de editar a sua preferência de publicidade. Mas como prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém [diria minha vó], você pode bloquear o acesso de uma forma mais eficaz.


A dica é da revista Exame: acesse o site Digital Advertising Aliance para o seu navegador ser analisado automaticamente. Lá, aparecerá uma lista das empresas que analisam o seu comportamento no navegador. Daí, escolha o Facebook, ou qualquer outra, e clique em "Submit your choice". Assim o Face ficará impedido de bisbilhotar e ver os sites que você acessa.

O bloqueio também pode ser feito se você navega pelo celular. No iOS, entre em "Ajustes", depois "Geral", "Restrições" e "Publicidade". E selecione "Limitar publicidade rastreada". No Android, vá em "Configurações Google", "Anúncios" e clique em "Desativar anúncios com base em interesses".