Qual é a sua reação às novas reações do Facebook?



Se você não estava em Nárnia nos últimos dias, já deve saber que o Face liberou pra geral as novas alternativas do botão curtir.

Parece besteira fazer barulho por conta da novidade, mas a gente sabe a importância que o Like conquistou. Tem mano ganhando fama e dinheiro por conta do simpático joinha.


Em teste desde 2015, as reações passaram por várias reformulações e formatos - até uma estrela - e estrearam pra valer na 4ª feira, 24. Agora, o Like tem mais cinco carinhas por companhia. Além de curtir, você vai poder amar, rir, ficar surpreso, triste ou sentir raiva.


Amei, Haha, Uau, Triste e Grr chegaram 1º ao iPhone, em seguida ao Android e depois à versão web. Com os novos emojis, o Facebook deixa de mostrar o nº de curtidas para exibir um contador com o total de reações, as mais clicados aparecem em destaque.

As carinhas só estão disponíveis para avaliar publicações, não rolam para comentários, posts ou bate-papo. Embora apareçam de forma separada, têm o mesmo impacto do botão curtir. Segundo o Face, isso é uma baita ajuda para as marcas entenderem melhor como seu público está reagindo ao conteúdo.


As marcas piram por interação. Loucas por uma chuva de Love, devem estar preparadas, caso o toró seja de Tristeza ou Raiva. O Facebook afirma que os novos ícones não têm o objetivo de ofender, apenas oferecer aos usuários ferramentas para demonstrar empatia nos momentos que não são de felicidade.

"É importante dar às pessoas mais opções do que apenas o 'Curtir' para ajudá-las a expressar empatia", diz Sammi Krug, gerente de produto do Facebook, reconhecendo que "nem todos os momentos são bons".


Muito mais do que um mero clique, o Like virou métrica do sucesso ou fracasso nas redes sociais, impactando diretamente na qualidade do conteúdo que circula pela internê e fazendo surgir uma legião de mendigos digitais, famintos por aprovação online.

Que a curtida é bom sinal ninguém duvida, mas quanto vale o curtir? O joinha confundiu o modo como pessoas, agências e anunciantes consideram o que é conteúdo relevante.

As novas carinhas são uma tentativa de dar sentido ao Like. Agora, temos uma turma. Aqui, de boas, aguardando como o mundo irá reagir a elas. Mais do que isso, que mudanças comportamentais a novidade irá acarretar?


Geral pediu por um botão Não Curtir. Zuckerberg mandou o papo reto ao dizer que o Dislike só traria coisas ruins - não duvido, se o Like já traz - ainda assim, o Facebook ampliou a possibilidade de interações.

Ter mais possibilidades de reações é bacana, mesmo que algumas pessoas possam vir a se aproveitar do recurso para semear negatividade na rede social.

O que você pensa disso? Curtiu a novidade? Que carinha você selecionaria para avaliar os novos ícones?


Veja também: