BMW faz 100 anos e ganha parabéns com direito a cutucada da Mercedes. A diferença entre uma provocação e concorrência desleal


No centenário da BMW, a Mercedes-Benz aproveitou pra tirar uma casquinhas dos holofotes.


A empresa publicou uma mensagem de aniversário num jornal alemão que dizia: "Parabéns pelos 100 anos de competência. Os 39 anos anteriores foram um pouco chatos".

Simplesmente brilhante. A Mercedes parabeniza o centenário da concorrente, reconhecendo suas qualidades e, de quebra, lembra que está no mercado há três décadas a mais que a BMW. Provoca a arquirrival sem ser ofensiva.

A peça foi divulgada pela Merceds-Benz Espanha no Twitter. Veja:




A provocação é um plus na competição das marcas pela preferência do cliente. Mas tem que ver direito isso aí para o feitiço não virar contra o feiticeiro e a estratégia dar fail.

Na hora de provocar a concorrência, a marca deve ser cautelosa quanto ao limite tênue que separa o provocativo da falta de bom senso.

O McDonald's e o Burger King são exemplos de arquirrivais que já renderam putas ações publicitárias. A publicidade agradece.


Enquanto isso, no Brasil...

O CONAR tende a classificar esse tipo de estratégia como publicidade abusiva e concorrência desleal, normalmente, proibindo a citação do concorrente.

Além disso, não é incomum o público tomar as dores daquele que foi zoado. O brasileiro tende a ficar com pena. Trouxe um exemplo com o eterno garoto Bombril que, lá no ano de de 1989, protagonizou a disputa entre os amaciantes rivais Comfort e Mon Bijou.

Antes da censura:



Depois da censura:



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