Globeleza vestida: Globo surpreende em vinheta do Carnaval 2017

Após várias tretas e críticas por objetificação do corpo da mulher, falta de representatividade e até racismo, a Globo resolveu fazer algo de diferente e, pela primeira vez na história desse país, botou a Globeleza bela, recatada e do lar.

A musa apareceu no início dos anos 90. As produções assinadas por Hans Donner mostravam uma passista sambando peladona coberta apenas por pintura corporal.


A vinheta da emissora para o Carnaval 2017 traz a Globeleza e outros dançarinos em trajes que lembram ritmos Brasil afora. Além do samba, tem frevo, maracatu, axé e bumba meu boi - bela ode à cultura brasileira.

"Apostamos na regionalidade, nos diferentes carnavais e em nossa cultura para enriquecer a vinheta com os ritmos que compõem o nosso carnaval. Fomos a cada região buscar um pouco de cada ritmo, um pouco de cada lugar, para fazer a nossa mistura", conta Alexandre Romano, diretor de arte da Comunicação da Globo, responsável pela concepção do filme.


A mudança do posicionamento estratégico veio no encalço dos novos tempos, marcados por temas como diversidade, igualdade de gêneros e também mais caretas.




A Globeleza vestida surpreendeu o público e rendeu comentários nas redes sociais, a maioria positivos. De acordo com o site TelePadi, da jornalista especializada em TV Cristina Padiglione, a divulgação no Fantástico motivou 10,5 mil depoimentos no Twitter.


O termo Globeleza entrou 93 vezes nos TTs Brasil, foi registrado no Moments e também bombou como um dos assuntos mais pesquisados no Google.

No posto desde 2015, Erika Moura, de 23 anos, estreou na avenida em 2009. Nascida e criada na comunidade de Jardim Colombo, em Paraisópolis, São Paulo, a modelo trabalhou como recepcionista e deu aulas de dança antes de ser escolhida pela Globo, com direito a conta no Twitter.

Era assim:


Ficou assim:


Confira o making of [aqui].

Depois de décadas vendo a Globeleza pelada, os BRs não sabem o que dizer, só sentir.

Se liga nas melhores reações:





































Atualização 10.01.2017