Campanhas, ações e posts de oportunidade das marcas para o Dia Internacional da Mulher


A luta pela igualdade de gêneros definitivamente entrou na pauta. A propaganda reflete as tendências da sociedade e insere-se na conversa procurando estabelecer uma conexão engajadora com o público feminino.

Algumas empresas estão batendo um bolão, outras nem tanto. Mas vamos falar de coisa boa?

Marcas conscientes do seu papel social aproveitaram o Dia Internacional da Mulher, para abraçar a causa através de iniciativas que focam o empoderamento feminino, a equidade de direitos, a luta contra o assédio, a violência doméstica e, ainda, homenageiam e inspiram as mulheres.

Confira o que Netflix, Twitter, Lego, Nike, YouTube, Microsoft e muitas outras prepararam.

1. Netflix



A plataforma criou o vídeo "Respeita as minas" onde mostra que sem mulheres, não haveria histórias. A ideia é destacar a importância das personagens femininas em suas séries.


2. Lego


A marca de brinquedos lançou a linha Super Heroes Girls, os kits trazem mulheres fortes como Batgiril, Mulher Maravilha e Arlequina.

Além disso está preparando a coleção Mulheres da Nasa, com profissionais pioneiras na agência espacial americana. As iniciativas são grandes exemplos de representatividade.

3. Cruzeiro 



A equipe mineira de futebol fez um gol de placa na luta pela igualdade de gêneros ao estampar números da violência contra a mulher nos uniformes.

A ação aconteceu nesta quarta-feira, 8, durante a partida em que enfrentou o Murici/AL, pela Copa do Brasil.




A ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher repercutiu na imprensa BR e internacional.














4. Desafio do acidente entre pai e filho



O enigma postado pela página Quebrando o Tabu fez muita gente queimar os neurônios e mostrou quão estereótipos de gênero podem estar profundamente arraigados em nosso pensamento.

Até agora são mais de 78 mil reações e 97 mil compartilhamentos.

Já decifrou a resposta sobre quem seria a tal pessoa? O avô do garoto? O padrasto? Outro pai, no caso de uma união homoafetiva?

Nãaao, nada disso. A resposta é bem mais simples do que todas essas suposições. A pessoa mais competente para operar o menino era, na verdade, a mãe do garoto.




5. Jornal O Globo



No vídeo, profissionais da jornal carioca leem comentários machistas e preconceituosos enviados pelos de leitores.


6. Atroveran



A campanha da marca de remédio contra cólica incentiva mulheres a se livrarem rápido daquilo que as fazem sofrer. Criação da Conspiração Filmes.


7. Mulher interrompida - Agência BETC



A agência de São Paulo desenvolveu um app que conta quantas vezes uma mulher não consegue concluir sua fala por ser desnecessariamente interrompida por um homem - um tipo de violência conhecido como manterrupting.


8. Buscofem



Um vídeo com depoimentos reais de mulheres falando frases machistas que elas ouvem todos os dias foi a aposta desse outro medicamento contra cólica para o Dia da Mulher.


9. YouTube



A plataforma convidou mulheres de todo o mundo - famosas como Ellen DeGeneres e Malala Yousafzai ou anônimas - para enviar mensagens inspiradoras no vídeo criado especialmente para a data.


10. Twitter




O microblog criou a conta Twitter Women com o objetivo de divulgar temas que promovem o empoderamento feminino.


11. Microsoft



A marca criou um vídeo para quebrar o estigma de que carreiras de engenharia, ciências e tecnologia são coisa de homem e incentivar garotas escolherem estas áreas. Confira acima.


12. TNT


A ação da TNT também combate os estereótipos de gênero. A intervenção "Não deixe o 'isso não é pra mulher' vencer" da grafiteira Magrela mostra uma garota desatando nós em alusão às amarras que a sociedade impõe às mulheres. O grafite feito em São Paulo faz parte do movimento Real Content, projeto de conteúdo inédito sob a batuta da Y&R.


13. Companhia das Letras



A editora distribuiu gratuitamente 150 exemplares do livro "Sejamos Todos Feministas, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie em frente à estação de metrô Barra Funda, em São Paulo.


14. United Color of Benetton



"Mulheres não são a metade mais fraca", o conceito poderoso e provocativo é o mote do comercial da marca lançado na Índia. O filme diz às mulheres para não desistirem de lutar por seus direitos.


15. Nike



A campanha da marca veiculada na Rússia tem o objetivo de valorizar as mulheres russas após a descriminalização da violência doméstica no país.

A iniciativa utiliza a tradicional música clássica tocada em teatros grandiosos para mostrar do que as mulheres são feitas.

No filme, uma garotinha canta a canção infantil "What are our boys and girls made of?". A apresentação segue de boas, até a menina russa mudar a música original e dizer que mulheres não são feitas de sinos e flores, mas de garra, força e determinação.

Nesse momento, atletas de patinação, ginástica olímpica, skate e futebol saem da plateia para encorajar a jovem cantora.

Além do vídeo, a Nike criou uma série de atividades esportivas e culturais para as moradoras de Moscou.

A marca volta a quebrar esterótipos de gênero em outra campanha, dessa vez na Turquia. Veja abaixo:




16. ONE



Quantas meninas estão fora da escola nesse momento ao redor do mundo? A organização One.org chama atenção para esse aspecto através de uma campanha e de um site.


17. Sydney Boys High School



Quer saber porque o feminismo é importante para as mulheres? Estudantes homens de uma escola australiana fizeram a mesma pergunta às suas mães, irmãs e namoradas. Eles reproduzem as respostas no vídeo acima:


18. Boneca gigante de Olinda



Os bonecos gigantes do Carnaval de Recife ganharam uma versão feminina. A boneca foi equipada com câmara de segurança e transmitia informações em tempo real para a central da polícia enquanto descia as ladeiras de Olinda durante o Carnaval.

O objetivo da ação do Disque Denúncia de Recife era garantir mais segurança aos foliões. A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Turismo e da Secretarias de Segurança Urbana.


19. A menina e o touro de Wall Street



A intervenção urbana interage com a famosa estátua em frente à bolsa de valores americana, marcando território pela igualdade de gênero.


20.  Livro Rebel Girls



Escrito por duas autoras, Rebel Girls é bibliografia fundamental para quem tem filhas. O livro direcionado ao público infanto-juvenil traz histórias de mulheres reais a fim de ampliar a representatividade feminina e inspirar garotas.


21. Domino's Pizza



A filial BR da rede de pizzarias usou uma suculenta pizza fatiada para destacar as conquistas do feminismo ao longo dos anos e lembrar que o mundo precisa de mais.


22. L'Oréal



A marca de cosméticos aproveitou o Dia da Mulher para uma mensagem inclusiva e de valorização das mulheres trans, negras e pobres. "A luta de uma é a conquista de todas", diz. Confira no player aí de cima.

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