A Importância da Empatia: como não entrar na bad na hora de lidar com o outro?



O modo como cada um de nós enxerga o mundo é único e exclusivo, mas para o bem de todos, dos relacionamentos, das pessoas que estão a nossa volta e do nosso desenvolvimento pessoal é importante que a gente se esforce para experimentar a realidade do outro.

Essa habilidade de se ver como os outros o veem e de ver os outros como eles mesmos se veem, colocando-se em seu lugar, compreendendo seu modo de ser, chamamos empatia.

A palavra "empatia" tem origem no grego empátheia. Pela empatia tentamos compreender a perspectiva do outro, suas emoções e sentimentos. Cultivando a empatia, passamos a conhecer o mundo do outro, seus pontos de vista, sonhos e limitações através seus olhos.


É importante dizer que você não precisa ter a mesma opinião do outro para compreendê-lo. Pare, escute, compreenda e dialogue, compartilhando suas próprias experiências e sentimentos.

Empatia é, acima de tudo, uma via de mão dupla que nos leva ao entendimento mútuo e a perceber que, por incrível que possa parecer, as semelhanças que nos unem são maiores que as diferenças que nos separam.

Saiba mais sobre a importância da empatia, assista ao vídeo no início do post.

Veja também:

Empatia e Simpatia: entenda a diferença com a ajuda de uma raposa triste, uma alce simpática e um urso empático
Sigam-me os bons | Everybody is Lonely
Força e solidariedade: mãe do goleiro Danilo faz pedido emocionante a repórter e comove BRs
Homem-Aranha gente como a gente vai salvar o seu dia | Phillips Everyday Hero

Boa semana! =)