Pearl Jam no Rio de Janeiro. Pôster de show causa polêmica


Do alto dos morros cariocas, aves brasileiras armadas até os dentes bicos estampam o pôster da apresentação do Pearl Jam que acontece nesta quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro.

A imagem está gerando treta nas redes sociais. A maioria dos comentários aprova a ilustração, mas também há críticas. Outra questão é a dúvida quanto ao simbolismo do desenho.

O pôster faz clara alusão à violência. Mas de quem? Para alguns, critica a intervenção militar [reparem na cor das armaduras], para outros, as aves representam traficantes e a crítica mira o tráfico.

Um olhar mais atento não deixa de notar o tucano [você disse PSDB?], seu AK-47, arma usada pelo tráfico, e o florete, um tipo de espada empunhada pelos militares na cerimônia de formatura dos oficiais do exército, a arara e seu fuzil, armamento utilizado pela PM. E o bem-te-vi? Bom, segundo tal lógica, o pássaro representaria outro grupo armado que vêm dominando territórios nos últimos tempos: as milícias.

Pra quem conhece a trajetória, as letras, e a opinião dos integrantes do Pearl Jam, que mantém a mesma formação desde a criação do grupo, em 1990, o buraco é mais embaixo: a crítica é contra o sistema.

A polêmica acabou levando a banda norte-americana de rock alternativo a divulgar uma nota explicando a imagem: "Essa peça é uma homenagem ao Rio de Janeiro - particularmente às pessoas das favelas da cidade que, apesar da desigualdade obscena, encontrou uma maneira de construir cidades nas montanhas". Poético, não?

Confira alguns comentários sobre o pôster nas redes sociais:

"Sempre extremamente críticos e conscientes das mazelas do país/cidade ao qual vão se apresentar! Na última vez que estiveram aqui foram duríssimos com a tragédia de Mariana! E tb apontam o dedo para o seu país, quem não se lembra ao final de Black em 2005 que eles falaram que qnd voltassem ao Brasil o mundo seria melhor pq George Bush não seria mais presidente dos EUA! Respeito máximo à esses caras e sem mto mimimi ao poster!"

"Não entendo o choro por causa da arte. É pra querer mostrar que o Brasil é perfeito? Nós 'tamo é fodido' mesmo e só sendo doente pra não aceitar isso."

"Sou fã da banda (músicas). Apesar do que está escrito na parte de trás do pôster, acredito que a imagem simboliza uma clara e velada crítica a intervenção militar. Foram infelizes na postagem. Desconhecem a nossa realidade."

Diferentemente do que diz o comentário anterior, o Claraboia pensa, como a maioria das pessoas, que a banda mandou muito bem. Ok, até aí, o comentário é apenas uma crítica de uma pessoa que pensa diferente.

Mas como sempre tem alguém pra passar uma vergonha. Aí está: "Amo, Pearl Jam! Mas infelizmente, suas posturas 'left wing caviar' serão sempre incoerentes com a profunda realidade do mundo. Quem dera Eddie trocasse uma ideia e aprendesse algo com James Hetfield."

Veja também:

Quando toca Cindy Louper no boteco
Quer beber de graça? Bar oferece estágio remunerado para 'Sommelier de Porre'
Polenguinho é atacada após referência a Pink Floyd: homofóbicos confundiram arco-íris com imagem LGBT
Os melhores memes do Dia Mundial do Rock. Marcas também celebraram o espírito roqueiro
Hoje é Dia Mundial do Rock, mas só para os BRs
Como me sinto quando chega a sexta-feira
RIP David Bowie
Minions e marcas comemoram o Dia Mundial do Rock
Pá metida a guitarra cai e faz sucesso na web
Metallica lança sua própria cerveja | Originária do Rock
Velhinha roqueira toca o terror em hospital
The Killers: estampa com banda formada por ditadores e assassinos causa polêmica
Você ouve Rock?
Cartaz leva guitarrista para tocar com Ultraje a Rigor | Mentos surpreende 3x em pegadinha
Jovem possuído pelo axé e funk é salvo pelo rock | Rádio Kiss
Heróis do rock

0 comentários: