As animações insanas e psicodélicas de Cyriak

 


Ao som de uma batida eletrônica contagiante, os vídeos de Cyriak Harris são pura potência e criatividade nonsense. Livre de pudores estéticos, o artista britânico brinca com imagens aleatórias subvertendo o senso comum. De sua mente brotaram vídeos que figuram entre os mais bizarros e estranhamente hipnóticos já vistos pela internet.

O mano chegou quando tudo isso aqui era mato. Desde 2004, Cyriak cria animações surreais que exploram as formas e a repetição, desafiam a lógica e geram um caos apocalíptico insano, por vezes, desconfortável ‒ tudo acompanhado por uma trilha sonora psicodélica e envolvente. 

via GIPHY



O artista gráfico se apodera do usual e o distorce criando novos sentidos pelo uso de fractais, de conceitos geométricos e de outros recursos. Normalmente ele utiliza fotos e vídeos reais o que amplifica a sensação de estranhamento levando-a até as entranhas do espectador.

Cyriak cresceu em uma área rural, o que pode explicar o fato de ele empregar muitos animais em seus vídeos, especialmente nos primeiros trabalhos. O artista se formou em Animação em 1998, mas somente anos depois começou a criar os trampos pelos quais ficou conhecido. Seus gifs bizarros, produzidos despretensiosamente, chamavam atenção das pessoas que começaram a compilá-los em vídeos. Isso motivou Cyriak a começar de fato a carreira de animador. Suas animações atingiram milhões de visualizações no YouTube, foram transformadas em gifs psicodélicos e se espalharam pela internet. Precursor, seu estilo influenciou e inspirou toda uma geração de artistas gráficos. 



A repercussão de seus vídeos levou Cyriak a ser convidado para criar comerciais de TV e curtas. Trabalhos menos alucinantes que seus projetos autorais, mas ainda assim com um pé na insanidade. 

Talvez você nunca tenha ouvido falar no artista britânico, mas certamente já se deparou com alguma arte de sua autoria.

Mete o dedo no play:





"Cyriac Animator Pro", último vídeo publicado em seu canal no YouTube, faz uma autocrítica visual ao trampo do animador. Repare como seu estilo mudou ao longo dos anos, embora a essência desruptiva continue a mesma.

Assista:


Videoclipe para a música "The Existential Threat", do Sparks, banda estadounidense de pop rock.

Confira:



Veja também:


Bom fim de semana!