"Olá, Brasil!", diz Oleg Artemiev na legenda da publicação que já bate quase 55 mil curtidas no Insta. O cosmonauta, como são chamados os astronautas russos, aproveitou um role da Estação Espacial Internacional [ISS] sobre nosso país para captar belas imagens.
Ao som da brasileiríssima "Mais que Nada" [1966], de Jorge Benjor, é possível ver os diversos canais da foz do Amazonas e o arquipélago de Bailique na costa do Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e Amapá.
Imagens do Brasil, entre Pará e e Amapá, registradas por satélite e pelo cosmonauta, respectivamente |
Oleg descreve o registro compartilhado na manhã desta quarta-feira [24] como um "motim de cores do Brasil da ISS". O experiente cosmonauta, que já tripulou três vezes a estação espacial, em 2014, 2018 e 2022, ainda diz algumas frases em russo, repetindo o nome do país ["Brazilii"].
Tá tendo chuva de brasileiros nos comentários maravilhados com a visão diretamente do espaço.
Dá o play:
Desde que ele postou recentemente imagens da Venezuela, os seguidores brasileiros vinham flodando suas redes com pedidos de imagens do Brasil.
Aí estão. Obrigado, Oleg!
O cosmonauta Oleg Artemiev registrou a Venezuela vista da Estação Espacial Internacional ontem, depois de centenas de pedidos por brasileiros, inclusive o nosso nos comentários e no direct, ele nos atendeu e registrou o Brasil. Muito obrigado @OlegMKS por registrar o 🇧🇷 🌎 🇻🇪👇🏻 pic.twitter.com/54cfeNhHBN
— Astronomiaum 🌎🚀 (@Astronomiaum) August 24, 2022
Outras imagens capturadas da ISS
Em julho, as luzes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram fotografadas pela Estação Espacial Internacional.
As fotos, divulgadas pela Nasa, foram capturadas no dia 4, quando a ISS estava em uma órbita a 420 quilômetros acima do Brasil.
Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do Brasil, em clique à noite |
São Paulo, cidade mais populosa do país. À direita, Guarulhos com luzes de rua mais amareladas |
Curitiba [PR], cidade de quase dois milhões de pessoas em clique noturno |
Costa sudeste do Brasil no Oceano Atlântico no nascer do Sol do dia 19 de agosto de 2021 |
A ISS é uma cooperação entre a agência espacial estadunidense, Nasa, e sua equivalente russa, Roscosmos, além de Japão, Canadá e 11 países da Europa. Após a invasão da Ucrânia, as coisas vêm mudando por lá. Rússia deve deixar o pool de países em 2024 e pretende construir uma estação para chamar de sua.
Veja também: