Rosto em pintura envelhece conforme posição que se olha | Sergi Cadenas

 


Impossível ficar indiferente à arte cinética de Sergi Cadenas. O artista autodidata catalão cria retratos únicos que se transformam gradualmente à medida que o observador circunda a peça.

Suas pinturas que ora envelhecem ora mudam de personalidade presenteiam o olhar com uma multiplicidade de estímulos visuais que intrigam e fascinam. 

A ilusão de ótica é um dos principais recursos da arte cinética, corrente das artes plásticas que explora o movimento na obra a fim de atingir o dinamismo como efeito estético.



A obra "Envelhescendo", pintura tridimensional a óleo, está exposta na Galeria Jordi Barnadas, em Barcelona, na Espanha.

Impressionante, não? Mas como Cadenas faz isso?

"Desde quando eu era criança já existiam imagens lenticulares. Eu desenvolvi uma técnica para alcançar esse efeito 3D com a pintura a óleo e venho surpreendendo as pessoas", conta. A impressionante técnica de transformação do artista envolve o desenvolvimento de peças a partir de tiras verticais rígidas justapostas em ângulos variados e pintadas a óleo em cada uma das faces para abrigar duas imagens completamente diferentes. Ao caminhar de um extremo ao outro, o observador tem a ilusão de que uma imagem se converte na outra e vice-versa.

Sua obra evoca uma dualidade intrínseca que reflete em múltiplas interpretações. Seja o paralelo entre infância e velhice que remete ao ciclo da vida ou a associação entre Marilyn Monroe e Albert Einstein que pode despertar em quem olha o dualismo beleza X inteligência ou as mais variadas questões.



O artista de 51 anos começou a trabalhar com fundição de ferro aos 15, estudou design e ferragens artísticas no Gremi de Serrallers, em Barcelona. Embora um pintor habilidoso, nunca estudou desenho, suas obras são feitas de maneira autodidata. Além de se dedicar à pintura cinética, atualmente ele é responsável pela Ferros d'Art Cadenas, empresa familiar ligada ao ramo de fundição. Localizada em Girona, na Catalunha, a fábrica existe há quase três séculos.

Assista um pouco de sua arte no vídeo abaixo:



Confira mais algumas imagens:








Veja também: