Cerveja mexicana cria versão com flor oferecida aos mortos em celebração ao Dia de Finados




Dia dos Mortos ou Finados é celebrado pela igreja católica desde o século XIII. No México, onde possui grande relevância cultural, a data detém um simbolismo de origem indígena, quando as almas são autorizadas a visitar familiares vivos.

A cada ano, no Dia dos Mortos, a cerveja Victoria, produzida pela Media Monks, convida as pessoas a se reconectar com seus entes queridos através das tradições que caracterizam e unem o México. A bebida ganhou uma versão especial com sabor de Cempasúchil, planta herbácea de cor amarela usada pelos mexicanos para celebrar o reencontro dos mortos com os parentes vivos. 



"Na cerveja Victoria, ano após ano, nos concentramos em valorizar esta importante festa para os mexicanos, na esperança de que eles encontrem esperança e brindem à memória de seus entes queridos. Somos uma marca comprometida com a cultura mexicana e buscaremos sempre mostrar ao mundo as tradições do nosso país", conta Martín Raygoza, diretor da cerveja Victoria do Grupo Modelo.

"O sabor do reencontro" é a assinatura da campanha criada no ano passado pela Ogilvy México para o lançamento da Victoria Cempasúchil, produzida com extrato da flor. "Hoje podemos dizer que a campanha do Dia dos Mortos é a mais esperada pelos mexicanos e é, sem dúvida, graças ao trabalho e à coragem que mantemos há anos na Ogilvy junto com a Cerveza Victoria. Em 'El sabor de reencuentro' tornamos visível um dos grandes valores que possuímos, ou seja, o contato com os afetos. Mais uma vez, apostamos em uma ideia que impacta a vida dos mexicanos, com uma marca que continua inovando”, diz Jessica Apellaniz, CCO da Ogilvy México e Latam.



O roteiro do filme foi escrito a partir de comentários reais nas redes da Cerveza Victoria e procura responder a pergunta "O que diríamos àquele ente querido se pudéssemos vê-lo novamente?". A direção de arte se inspirou na tradição mexicana segundo a qual as pétalas douradas da flor ancestral cobrem locais formando pontes cheias de luz que conduzem os mortos de volta para casa.

"Todos os anos a cerveja Victoria celebra o Dia dos Mortos recuperando tradições e reinterpretando-as de uma nova perspectiva, do ponto de vista da mitologia, dos laços de família, e do poder da poesia. O filme deste ano trata do reencontro, entre vivos e mortos, pelo sabor único da inovação deste produto”, conclui Mauricio Gaya, diretor criativo da Media Monks.

Além do comercial, a campanha contou com uma edição especial em lata da cerveja desenhada pelo ilustrador mexicano Revost.

Assista "O sabor do reencontro" no player do início do post.

Veja também: